Tratamento que busca repor os hormônios estrogênio e progesterona que, com a chegada da menopausa, tem a sua produção interrompida, a reposição hormonal é indicada, preferencialmente, para mulheres que, ao realizarem as suas consultas periódicas com o ginecologista, percebam a proximidade da menopausa e iniciem a reposição antes do quadro se instalar permanentemente.
Esse período que antecede a menopausa é conhecido como climatério, e os principais sintomas são: sensações de calor e sudorese, palpitações, mal-estar e sensações de desmaio, ressecamento vaginal e dor durante a relação sexual, queda na libido, mudanças de humor, insônia, ganho de peso e cansaço frequente. As variações hormonais nessa fase costumam ser bem intensas, tornando-a uma “janela de oportunidade” para iniciar o tratamento.
A reposição hormonal é uma grande aliada da qualidade de vida da mulher, pois ajuda a combater os fogachos, e alivia sintomas como o ressecamento vaginal, problemas urinários e lapsos de memória decorrentes da menopausa. Além disso, a deficiência dos hormônios mexe diretamente com a autoestima da mulher, pois a pele perde o colágeno, que garante a sua firmeza e elasticidade, e o corpo experiência queda de cabelo, ganho de peso e enfraquecimento das unhas. A saúde física e mental da mulher é diretamente impactada pela ausência do estrogênio e da progesterona, aumentando o risco de desenvolvimento de depressão, osteoporose e doenças cardiovasculares.
A Terapia de Reposição Hormonal pode ser feita com medicamento via oral, adesivos transdérmicos, DIU, creme vaginal, gel para pele, fitoterápicos ou implantes hormonais. Cada tratamento é determinado de maneira individualizada, de acordo com a necessidade e adaptação de cada organismo à reposição. Para isso, o ginecologista solicita uma série de exames que irão auxiliar na avaliação do melhor tratamento.
O limite do início da reposição hormonal é em até 10 anos após a menopausa ou até que a mulher complete 60 anos, após esse período, as vantagens e os fatores de proteção do tratamento não compensam os riscos oferecidos.
O tratamento de reposição hormonal é indicado para mulheres que apresentam consequências intensas ou moderadas do climatério e da menopausa e a definição do tratamento é correspondente a necessidade de cada uma. Com a orientação e acompanhamento profissional, a TRH traz benefícios cardiovasculares, aos ossos, à massa muscular, e protege o cérebro e os neurônios, além de retardar os efeitos do envelhecimento.