Foi instituído que cada mês é associado a algum tratamento ou atitude preventiva com relação a determinada doença, além de também conscientizar sobre outros assuntos relevantes.
E para fixar e difundir este propósito foi escolhida uma cor para cada campanha, iniciativa difundida por todo mundo.
Assim, janeiro é focado saúde mental (branco), fevereiro em lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer (roxo/laranja), março em prevenção ao câncer colorretal (azul), abril em segurança no trabalho (verde) e também em autismo (azul), maio em prevenção em acidentes de trânsito (amarelo) e hepatite (vermelho), junho em doação de sangue (vermelho) e em anemia e leucemia (laranja), julho em hepatites virais e câncer ósseo (amarelo), agosto em aleitamento materno (dourado), setembro em doação de órgãos e prevenção de câncer no intestino (verde), prevenção do suicídio (amarelo) e prevenção de doenças cardiovasculares (vermelho), outubro em câncer de mama (rosa), novembro em câncer de próstata e diabetes (azul) e na conscientização sobre o câncer infanto juvenil (dourada) e dezembro em prevenção da AIDS (vermelho e laranja).
Todas as campanhas têm seu mérito e pertinência, alertando a todos especialmente sobre a prevenção de algumas doenças e estimulando a troca de informações.
Os veículos de comunicação, especialmente a internet, trazem matérias e entrevistas sobre cada tema e assim se consegue difundir o assunto nas várias camadas da população.
O mês de outubro, focado em câncer de mama, tem uma relevância particular, pois as mulheres estão cada vez mais se conscientizando da importância do diagnóstico precoce, especialmente através do rastreamento mamográfico, com objetivo de detectar e tratar o câncer precocemente em pessoas saudáveis, proporcionando grande possibilidade de cura.
A mamografia é feita com raio X para identificar um eventual nódulo na mama antes que seja percebido. É um procedimento rápido, solicitado pelo médico, e não necessita de preparo especial. É recomendado que seja realizado todos os anos nas mulheres, a partir dos 40 anos, que não apresentarem risco de desenvolver um câncer de mama e antes dos 40 anos nas que for detectado um alto risco, 10 anos antes de ter aparecido em algum familiar mais jovem, com a ressalva de não ser feito antes de 25 anos.
Outra medida importante para prevenção do câncer de mama é o autoexame. Uma dica neste sentido é utilizar o ciclo menstrual para lembrar de fazê-lo ou escolher um dia fixo mental. Caso seja detectado algum nódulo no seio ou mesmo uma alteração no seu formato, deverá ser procurado imediatamente o médico para as providências necessárias.
Quanto mais eficiente for a difusão de todos os temas das campanhas mensais, melhor ficará a saúde das pessoas, já que a correria do cotidiano acaba colocando estes assuntos em segundo plano quando, de fato, deveriam ser priorizados por todos.
Certamente um mês é pouco para colocar cada um dos tópicos em evidência, pois deveriam estar permanentemente no foco da mídia, alertando especialmente sobre as consequências da falta de prevenção.
Voltando à campanha de outubro, o laço rosa é um símbolo internacional na batalha permanente contra o câncer de mama. Ela começou em Nova Iorque em 1990 durante um evento promovido pela instituição Susan G. Komen e que logo se difundiu pelos quatro cantos do planeta.
A primeira iniciativa neste sentido no Brasil foi em 2002, quando o obelisco localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para homenagear os heróis da Revolução de 32 ficou iluminado com a cor rosa durante todo o mês.
Que estas ações se fortaleçam cada vez mais em todas regiões do país, alertando a população de maneira participativa, num movimento que é cada vez necessário para termos uma qualidade de vida melhor em todos os sentidos.