A Importância do pré natal

Fundamental na prevenção e detecção de patologias maternas e fetais, a realização do pré-natal permite o desenvolvimento saudável do bebê com redução dos riscos a gestante. Por meio dos exames solicitados, é possível identificar doenças já existentes na mãe, mas que evoluem de maneira silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, anemia e até sífilis, por exemplo.  Conhecendo essas condições, é possível realizar tratamentos específicos que protejam a mulher e o bebê durante a gestação.

O pré-natal permite, também, a detecção de problemas fetais, como a malformação, e, alguns deles, em fases iniciais, permitem o tratamento intrauterino, proporcionando ao recém-nascido uma vida normal. Outras avaliações importantes realizadas no pré-natal são os aspectos relativos a placenta e identificação precoce de pré-eclâmpsia, uma das principais causas de mortalidade materna.

A maternidade é um processo, e o pré-natal tem como objetivo preparar a mulher para tal, fornecendo informações educativas sobre a gestação, parto e os cuidados com o bebê (puericultura). O obstetra fornece orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene que devem ser adotados, orientam como deve ser o estado nutricional apropriado e sobre o uso de medicações e medidas que possam afetar a saúde do feto. Outros objetivos importantes do pré-natal são tratar as manifestações físicas próprias da gravidez e doenças pré-existentes que, de algum modo, possam vir a interferir no bom andamento da gestação.

O pré-natal é uma avaliação minuciosa da saúde da mãe e do bebê, e essencial para garantir que ambos estejam saudáveis durante a gestação, prevenindo quaisquer contratempos que possam surgir e que se materializem no comprometimento da saúde do feto ou da mulher. O melhor meio de garantir que a criança nasça saudável e a gravidez seja tranquila é realizando o pré-natal com o obstetra de confiança.