Esta sub-especialidade da ginecologia é destinada a atender meninas e adolescentes. As principais queixas variam bastante dependendo da idade.Até os 2 anos a principal queixa é a sinéquia dos pequenos lábios (aderência) que pode ser observada ao nascimento ou, posteriormente, pela mãe.
Entre as meninas de 2 a 7 anos é muito freqüente o pediatra solicitar avaliação do(a) ginecologista por corrimento vaginal de repetição (vulvovaginites).
A partir dos 7 – 8 anos, quando a menina já tem uma melhor noção de higiene a queixa principal passa a ser o desenvolvimento do corpo (crescimento dos seios e pelos pubianos, estatura – “qual vai ser minha altura, será que não vou mais crescer porque já menstruei?” , quando deve vir a menstruação, puberdade precoce – aparecimento das mamas e pelos muito cedo)
A maioria das meninas menstruam pela primeira vez ao redor de 12 a 14 anos, assim, nesta idade a principal queixa nos consultórios é relacionada aos ciclos menstruais (Irregularidade menstrual, cólica, hemorragia).
A partir dos 14-15 anos, quando a menina passa a ter noção de sexualidade, namoradinhos etc… as dúvidas em relação a este tema tornam-se comuns, além da preocupação com anticoncepção.