A gravidez exige muitos exames específicos, pois é necessário identificar quaisquer possíveis problemas que possam impactar a saúde da mulher e do bebê durante a gestação. Por isso, separamos uma relação de exames que devem ser realizados ao decorrer do pré-natal, sendo eles:
– Hemograma Completo: realizado na primeira consulta e, depois trimestralmente, ou quando o obstetra identificar a necessidade e precisar de um acompanhamento mais minucioso.
– Urina: realizado na primeira consulta e com uma frequência trimestral, pode ser solicitado mais vezes caso seja detectado alguma questão que precisa de uma melhor avaliação.
– Fezes: realizado na primeira consulta, e, depois, caso haja a solicitação médica.
– Glicemia em jejum: realizado após a primeira consulta e, depois, na curva glicêmica, por volta do quinto mês de gestação.
– Grupo sanguíneo e fator Rh: realizado na primeira consulta.
– Sorologia para hepatites virais: realizado na primeira consulta, e pode ser solicitado depois caso o médico veja necessidade.
– Sorologia HIV, sífilis e VDRL: realizado na primeira consulta e depois periodicamente, com uma frequência de 6 meses.
– Sorologia para citomegalovírus (CMV): realizado na primeira consulta e no último trimestre, porém pode ser solicitado em outros momentos caso o médico veja necessidade.
– Reação à toxoplasmose e rubéola: realizado na primeira consulta e no último trimestre.
– Papanicolau: realizado na primeira consulta.
– Ultrassom transvaginal, morfológico e medição dos batimentos cardíacos do feto: realizados após a primeira consulta, e entre a 11ª e 14ª, 20ª e 24ª e 32ª semanas de gestação.
– Exame citopatológico de colo de útero: realizado na primeira consulta.