5 Perguntas mais Frequentes na Consulta Obstétrica

A gravidez é um momento inédito na vida de toda mulher e sempre vem acompanhada de várias dúvidas e questionamentos que inundam os pensamentos da grávida. Existem perguntas que são feitas por praticamente todas as pacientes que buscam o obstetra, e separamos as cinco mais frequentes presenciadas no consultório:

1. Posso fazer exercício físico durante a gravidez?

Sim, na verdade é incentivado que a gestante o faça. Diversos estudos comprovam que a atividade física aumenta as chances da mulher entrar em parto normal espontaneamente e melhoram a qualidade do trabalho de parto. Outros benefícios são uma melhor mobilidade após o parto e a prevenção do desenvolvimento de quadros como a diabetes gestacional. Entretanto, é preciso aval do obstetra, oferecido caso a caso, e seguir as recomendações relacionada aos melhores exercícios e aqueles que devem ser evitados no período.

2. Como deve ser minha alimentação e o que não comer?

A dieta da gestante deve ser equilibrada e diversificada, realizando refeições num período de 3 horas e bebendo bastante líquido. Baseado nos exames periódicos e no histórico da paciente, o obstetra pode ajustar a dieta a fim de manter o organismo adequado para a nutrição da mãe e do bebê. Não se deve cair no conto de que “a mulher grávida come por dois”, é essencial seguir a dieta e as quantidades recomendadas pelo obstetra para evitar o ganho excessivo de peso e gerar complicações.

Poucos são os alimentos não indicados para grávida, entre eles estão ovos mal cozidos ou crus, carne vermelha ou de peixe mal passada ou crua, mariscos, ostras e frutos do mar em geral, leites e derivados não pasteurizados e bebidas alcoólicas. Além de oferecem risco de contaminação com doenças como a toxoplasmose, por exemplo, eles podem comprometer o desenvolvimento adequado do feto, e por isso devem ser evitados.

3. Quando é possível descobrir o sexo do bebê?

Por meio da ultrassonografia, é possível identificar o gênero da criança a partir da 18ª semana. Para as mamães mais ansiosas, existe um teste chamado sexagem fetal que, feito por meio de um exame de sangue, e é possível realizá-lo a partir da 10ª semana de gestação.

4. Posso manter relações sexuais durante a gravidez?

Sim, a mulher pode manter sua vida sexual normalmente durante a gravidez, a exceção de casos estritamentes contraindicados pelo obstetra, quando existe sangramento ou contrações, por exemplo. É um mito que o sexo pode machucar ou prejudicar o desenvolvimento do bebê.

5. Sangrar no início da gravidez é normal?

O sangramento no início da gestação ocorre em cerca de 20% das mulheres e pode ser resultado da nidação, processo de fixação do embrião no útero. Porém, sempre que existir qualquer sangramento na gestação, independente do momento ou da quantidade, deve-se avaliar para identificar tratar ou até descartar quaisquer possíveis ameaças de abordo ou outras patologias. O sangramento não significa que exista um problema, mas é necessário examiná-lo para diagnosticar a causa.